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Inbound Marketing

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Inbound Marketing

Se tem uma empresa, blog ou site, provavelmente já ouviu falar de uma poderosa estratégia de mercado: o Inbound Marketing. Num momento de Internet e de alta competitividade, é fundamental impressionar e cativar o público. Mas, como? A resposta está no conceito de Inbound e na sua aplicação em marketing digital.

O Inbound Marketing baseia-se na regra número um da Internet: atração. Afinal, manter-se interessante para uma audiência cada vez mais exigente é um grande desafio. O novo marketing apareceu ara acompanhar a profunda mudança de hábitos de consumo e do processo de compras. As empresas de diversas áreas repensaram agora as suas  estratégias, apostando numa nova abordagem ao público.

Também conhecido como marketing de atração, este conceito vai no sentido contrário do marketing tradicional. Saiba porque deve apostar nesta estratégia para alavancar as suas oportunidades de negócio!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias voltado para o ambiente digital, que tem como finalidade otimizar processos via automação, e atrair potenciais clientes para blogs, redes sociais, sites ou quaisquer outros canais digitais, através de conteúdo original e interessante.

Até se tornar cliente, o consumidor passa pelo funil de vendas. Antes de qualquer ação, ele é, em princípio, apenas um visitante. Se assinou uma newsletter ou preenche um formulário, passa a ser um lead. Com o passar do tempo, leads bem alimentados tornam-se oportunidades ou potenciais clientes. Finalmente, após conhecer o produto ou serviço, a pessoa torna-se realmente um cliente.

Trata-se de uma comunicação estrategicamente elaborada para um público segmentado. O Inbound Marketing fez com que o processo de vendas se tornasse menos invasivo e mais facilitado, estabelecendo laços de confiança entre a marca e o público.

As etapas do Inbound Marketing

  • atracao

    Atração

    A primeira etapa é atrair os clientes para o seu website, através de um conteúdo que desperte a atenção do utilizador. Para conquistar uma audiência qualificada, é preciso apostar no marketing de conteúdo. Através de conteúdos úteis e valiosos, a marca aproxima-se do público. Além disso, é preciso otimizar sites e blogs em SEO, com o fim de facilitar a localização da sua empresa nos motores de busca. Outro poderoso canal de atração digital são as redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram, espaços de elevada relação entre a marca e o público. Os links patrocinados como o Facebook Ads são excelentes para criar procura a curto-prazo.
  • CONVERSAO

    Conversão

    O segundo estágio do marketing de atração é a conversão. É neste momento que o visitante torna-se lead e avança no percurso da compra. Ofertas, call-to-action, landing pages e otimização de conversão são alguns dos elementos que ajudam a converter visitantes em leads.
  • relacionamento

    Relacionamento

    Nem todos os clientes têm a intenção de fazer uma compra. No entanto, é possível saber em qual estágio o consumidor se encontra, através do relacionamento no Inbound.  Além de criar leads, são utilizadas estratégias como o tradicional e-mail marketing. Apesar do sucesso das redes sociais, o e-mail continua a ser um dos principais canais de comunicação entre a marca e o cliente. Um dos motivos é o fato de esta estratégia ser responsável por um alto ROI nas empresas. Outra tática do relacionamento é a automação, que permite o direcionamento de campanhas de acordo com o interesse dos leads. A automação de marketing retém clientes e aumenta as vendas.
  • vendas

    Vendas

    Uma boa criação de leads ajuda a criar um ambiente digital perfeito para vendas. Práticas de Inbound Sales e lead scoring e ferramentas de Customer Relationship Management criaram uma nova forma de fazer negócios. Após estabelecer um relacionamento com o cliente, vender o produto certo através do conteúdo ideal fica agora mais facilitado.
  • analise

    Análise

    A última etapa do Inbound é a análise, a cereja do bolo do marketing digital. Tudo pode ser medido e avaliado, através de ferramentas cheias de recursos e funcionalidades. Toda e qualquer ação pode ser monitorizada e analisada, permitindo uma avaliação precisa dos objetivos e dos resultados.
ferramentas de inbound

Quais são as ferramentas de Inbound Marketing mais utilizadas?

  • RD Station (e-mail marketing, landing pages, gestão de leads)
  • Google Search Console (SEO)
  • Rock Content (plataforma de marketing de conteúdo)
  • Hootsuite (monitorização de redes sociais)
  • Google Analytics (avaliação de resultados das campanhas online)
  • WordPress (Sistema de Gestão de Conteúdo)
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Inbound Marketing X Outbound Marketing

O Inbound Marketing é direcionado para o ambiente o digital, através de uma comunicação indireta, interativa e segmentada. Já o Outbound é o marketing tradicional, que promove uma comunicação direta e em massa (TV, rádio, media, impressa etc.).

Apesar de distintos, o Inbound e o Outbound não se excluem mutuamente. Embora a Internet seja um indiscutível fenómeno de popularidade, os meios convencionais continuam a ser utlizados, como estratégias para divulgação de produtos e serviços. Alinhada com um bom plano de marketing digital, a dupla Inbound e Outbound pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio!

beneficios do inbound marketing

Quais são os benefícios do Inbound Marketing para uma marca?

  • Custo/benefício
  • Melhora a visibilidade e a reputação da empresa
  • Estreita laços com o público
  • Atrai novas oportunidades
  • Processo sistemático e escalável
  • Acelera e otimiza o processo de vendas
  • Aumenta as taxas de conversão
  • Educa e envolve o público
  • Ajuda a segmentar personas
  • Fornece relatórios e dados mensuráveis para avaliar resultados
  • SEO (otimização dos mecanismos de busca)
marketing de conteudo

Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo: qual a diferença?

O Inbound Marketing é uma estratégia de mercado focado em conversão e vendas. O seu objetivo é entregar conteúdos valiosos para o público certo, na hora em que ele mais precisa.

Dentro dessa tática, existe o Marketing de Conteúdo, que cria e promove publicações para educar e envolver o cliente. Ou seja, trata-se de uma estratégia de relacionamento. Apesar de serem assuntos diferentes, um não vive sem o outro. Podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é o motor do Inbound.

O novo marketing veio para ficar. Que tal fidelizar clientes, aumentar oportunidades de venda e ganhar o coração do público?

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