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E-mail Marketing

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E-mail marketing: a interação com os seus leads

O e-mail marketing é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas para divulgar produtos e serviços. Apesar da popularidade das aplicações de mensagens instantâneas e de social media, o bom e velho e-mail continua com toda a força!

No Inbound Marketing, a moeda de troca é o endereço de e-mail: ao preencherem um simples formulário, as pessoas interessadas em determinado conteúdo fornecem dados valiosos para as empresas. Assim, as empresas podem compreender melhor o comportamento do consumidor. O objetivo dessa segmentação é promover conteúdos personalizados, capazes de estabelecer uma relação de confiança entre a marca e o público.

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O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação utilizada dentro de uma estratégia bem planeada de marketing. Com esta técnica, é possível segmentar contatos de acordo com interesses, localização demográfica, comportamento e outros.

e-mail marketing

A importância do e-mail marketing

Nos últimos anos, verificou-se que enviar e-mails sem levar em consideração o conteúdo e o destinatário é um grande erro. As boas práticas desta estratégia foram moldadas a partir da necessidade de personalizar mensagens e alcançar efetivamente as pessoas.

A palavra-chave é relacionamento. Esta ferramenta conta com diversos recursos de automação, facilitando a monitorização de campanhas. Além disso, o acompanhamento é fundamental para avaliar resultados e ajudar nas tomadas de decisão.

Este tipo de comunicação em massa promove melhor relação entre a empresa e o público, além de atrair mais tráfego para os sites. A sua diferenciação é o facto de ser o canal de maior retorno financeiro. Uma campanha de e-mail marketing exige pouco investimento e origina um grande volume de receitas.

Estratégia do e-mail marketing: compreender a etapa do seu lead

O funil de vendas é um modelo estratégico, que representa o percurso do consumidor. Ao entender cada etapa do processo, é possível conduzir um indivíduo que não conhece o negócio da empresa até à decisão de compra. Como? Se compreender a etapa em que o cliente se encontra, consegue promover um conteúdo personalizado, interessante e alinhado aos interesses da “persona”.

Segmentar e definir cada etapa é essencial para conseguir realizar campanhas de email marketing assertivas e impactantes.

  • topo do funil

    Topo do funil

    O topo ou entrada do funil representa a descoberta. Nesta etapa, a persona desconhece as soluções e não tem intenção de realizar uma compra. Recomenda-se que o conteúdo do topo desperte a atenção do possível consumidor, fazendo com que ele reconheça um problema ou necessidade. Este é o momento de criar tráfego, onde é preciso ser criativo e abrangente para agradar com facilidade! Conteúdos educativos, guias, tutoriais, vídeos e outros conteúdos são os melhores meios de estimular o possível comprador. Proibidos os conteúdos comerciais! - é preciso recordar que a pessoa ainda não sabe que tem um problema ou necessidade!
  • meio do funil

    Meio do funil

    O meio do funil é a etapa de consideração e intenção. Agora a pessoa transforma-se em prospect, ou seja, é alguém que já passou por algum processo educativo e já interagiu com a empresa. É nesse momento em que se torna lead, uma vez que o seu comportamento aponta para um possível interesse de compra. O meio do funil é propício para oferecer soluções, a fim de ajudar o prospect a avançar para a próxima etapa. Casos de sucesso, infográficos, e-books e materiais mais densos são ideais para este momento.
  • fundo do funil

    Fundo do funil

    O fundo de funil é a última etapa do percurso, representando o momento de decisão. Afinal, o seu lead já está informado de forma suficiente para se tornar um cliente satisfeito! É a hora de promover os seus produtos e serviços, via newsletter, promoções, testes grátis e conteúdos que estimulem diretamente a compra.
tipos de email marketing

Tipos de email marketing

Newsletter

As newsletters são conteúdos informativos periódicos, que têm como objetivo manter o seu relacionamento com o cliente. Esta estratégia pode ser utilizada em todas as etapas do funil de vendas. Não é por acaso que a newsletter é o recurso mais utilizado por grande parte das empresas, pois, através delas é possível não perder o lead de vista, garantindo a presença da sua empresa no dia-a-dia do cliente.

Automação

Toda e qualquer ação realizada pelo lead determina como será a estratégia de automação dos e-mails. É por meio dele que ocorre a segmentação de conteúdo, a partir de cliques em páginas, downloads de materiais e outras ações. A automação é uma tática poderosa, que abrange todas as etapas do percurso do consumidor. Além disso, a estratégia ajuda a preparar e educar o possível consumidor para a compra de produtos ou serviços.

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Criação de templates: flexibilidade customizada

Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é sua versatilidade. É possível realizar diversos tipos de comunicação, a partir de layouts amigáveis e atraentes. A criação de templates é uma forma de diferenciar conteúdos, sem interferir na estrutura da mensagem. O template do e-mail marketing deve ser responsivo, objetivo e totalmente ajustado às finalidades de envio.

O e-mail marketing é fundamental para construir laços de confiança entre o público e a empresa.

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