Caso de marketing:
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Caso de marketing:

Minha Mãe é uma Peça 2

Um bom caso de marketing deve contar uma boa história, transmitir emoção e, claro, obter resultados. Uma estratégia criativa, calculada e segmentada é capaz de despertar a atenção do público e consolidar a imagem de uma marca. Uma ação promocional bem planeada ajuda a promover os produtos e serviços, melhora a experiência do público e promove um relacionamento duradouro entre a marca e a sua audiência.

Estratégias como oferta de brindes – gifting promovem um acontecimento ou um lançamento de produtos. A ideia é surpreender e marcar presença no dia-a-dia do público, adicionando valor e criando um sentimento de exclusividade e afeto. Com bastante criatividade, planeamento e objetivos bem definidos, é possível desenvolver uma campanha original e memorável.

O filme Minha Mãe é uma peça 2, lançado em 2016 nos cinemas, foi uma das produções mais esperados daquele ano. O talento do humorista Paulo Gustavo conquistou o grande público, e, além disto, recebeu críticas positivas e menções relevantes em diversos canais de comunicação. Com o objetivo de divulgar o filme cómico, realizamos uma campanha online onde milhares de utilizadores podiam preparar-se para a tão esperada estreia! Com foco nas redes sociais, em especial no Facebook, realizamos esta parceria, que se tornou um verdadeiro sucesso de bilheteria!

Quer conhecer melhor este caso de marketing, criado e produzido pela nossa equipa de especialistas? Conheça mais, e saiba porque contamos com as melhores parcerias desde 2002!

Caso de marketing:
identidade visual

Criação do quiz: quem és tu em Minha Mãe é uma Peça 2?

Identidade visual

Na página do Facebook do filme foi realizado um jogo “Quem és tu em minha mãe é uma peça 2?”,  inspirado no filme. A ideia era estimular a comunidade a interagir e a identificar-se com os personagens do filme. Como se trata de uma produção de grande sucesso junto ao público, milhares de pessoas divertiram-se com o jogo!

O quiz foi criado com 10 perguntas a temas referentes ao quotidiano dos personagens do filme. O utilizador tinha a opção de marcar apenas uma resposta para cada pergunta. No fim, a pessoa recebia um resultado com o personagem que mais tivesse a ver com o perfil das respostas marcadas. Após descobrir o personagem, o utilizador poderia partilhar nas suas redes sociais, o que gerou ainda mais visibilidade para o jogo e para a página.

A gamificação é uma forte tendência no marketing moderno: quem resiste a um quiz divertido? A técnica aproxima o público de um produto ou serviço, promove envolvimento e interação.

case de redes sociais minha mãe é uma peça

Posts para as redes sociais

Além de divulgar o filme, a página no Facebook exclusiva para o filme “Minha mãe é uma peça 2” veio recheada com a essência da personagem principal, Dona Hermínia. Para isto, utilizamos memes com frases que a personagem empregaria no seu quotidiano. Desta forma, foi possível criar identificação e simpatia entre os utilizadores. Os memes causaram movimentações no Facebook, que promoveram partilhas e reações positivas do público.

Para além disso, os números deste caso de marketing impressionam. Em relação aos likes por dia na página, no início do ano, em janeiro, a página tinha um total de 53.596. Porém, em dezembro, mês de lançamento do filme, a mesma alcançou a marca de 289.811 likes, mais do dobro do que era esperado! O post com maior alcance no período de dezembro obteve mais de 59 mil gostos.

minha mãe é uma peça
app dona herminia

Criação do gerador de memes: conselhos da Dona Hermínia

O público adora memes e interagir através deles é uma das atividades mais divertidas na internet. Outro recurso utilizado para aumentar ainda mais o envolvimento com a fanpage do filme foi o gerador de memes “Conselhos da Dona Hermínia”. Algumas das frases “pérolas” da personagem, como se fosse um conselho de mãe, fizeram um grande sucesso entre os fãs do filme.

O utilizador entrava na página oficial do filme e clicava no botão “Gerar”. Até no processo de criação teve um toque cómico: aparecia uma thumb como se fosse carregamento, porém, com uma brincadeira. Uma delas é o famoso “Peraí, tô fuxicando sua vida…”, tudo a ver com a indescritível Dona Hermínia. Por fim, aparecia um conselho da personagem, que trazia o seu enredo para o contexto das frases. O utilizador tinha a opção de partilhar o conselho nas suas redes sociais.

O segredo da mecânica foi relacionar os conselhos com o perfil da pessoa, fosse jovem, adulto ou idoso, e levar ainda em consideração o sexo e estado de relacionamento. Todas estas informações eram fornecidas automaticamente pelo preenchimento do perfil do usuário no Facebook. Desta forma, os conselhos da Dona Hermínia eram ainda mais direcionados para a pessoa que os recebia!

No período de um mês, foram mais de 100 mil visitas à página da aplicação, vindas de todos os Estados do Brasil e muuuuuuuuuitas partilhas de conselhos da icónica personagem!

camisa minha mãe é uma peça

Brindes personalizados

Este caso de marketing também contou com a oferta de brindes personalizados, indispensáveis em qualquer campanha promocional. Assim, elaboramos uma ação de gifting dirigida à imprensa, fãs e influenciadores digitais.

O kit distribuído para o clube de fãs incluía uma mochila e um copo personalizado, com a identidade visual própria do filme. O kit distribuído para os influenciadores digitais e para a imprensa incluía uma camisa, tubo para camisa, uma moleskine e uma caneta.

Os produtos transmitiam a personalidade do filme, e proporcionaram uma recordação especial com o público, especialmente com os fãs!

A sua empresa também pode ser um caso de marketing bem-sucedido.

Criamos soluções inovadoras e criativas, feitas à medida do seu negócio. Precisa de ajuda na sua campanha de marketing? Fale agora com um especialista!

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