Caso Cuscuz Bacana
Marketing

Caso Cuscuz Bacana

conheça mais uma parceria de sucesso

Não existe nada como um bom caso de planeamento para conhecer o que foi bem feito! No mundo do marketing, da publicidade e da propaganda, qualquer ideia passa por um longo processo de análise e considerações. Tudo isto, como base para delinear uma estratégia “matadora”, daquelas que se torna referência no mercado.

O alinhamento do processo criativo e estratégico  com os conceitos e valores de uma empresa, é um grande desafio. Por isso, selecionamos um dos nossos casos de comunicação de sucesso: o caso de planeamento Cuscuz Bacana!

Criada em outubro de 2016, a marca “Cuscuz Bacana” tem conquistado milhares de brasileiros com a sua mistura de receita baiana com o “gostinho” carioca. O desafio da marca foi o seu reposicionamento como um produto originário da rua, passando para a prateleira de lojas e supermercados, com produção industrial e escalável.

Para que isso fosse possível, era necessário reformular o produto, e tal processo devia acontecer em diferentes momentos, de diferentes formas e em diversos canais de comunicação. Somos um agência de comunicação full service e, por isso, aceitamos essa missão – e os resultados foram surpreendentes!

Quer conhecer por completo este caso de planeamento? Conheça as nossas soluções e descubra porque é que desde 2002 contamos com as melhores e mais bem-sucedidas parcerias!

Caso Cuscuz Bacana

Do online ao offline

Serviços Online

Garantir uma forte presença no ambiente digital é fundamental para aumentar a visibilidade de uma marca. A palavra-chave é relacionamento. Da mesma forma, trata-se de um canal de divulgação segmentada, mensurável e escalável.

Plano de marketing digital

Realizámos o processo de branding da Cuscuz Bacana, desde a criação da marca até as embalagens. Idealizamos a estratégia, o material de ponto de venda e o tom de comunicação, tanto no meio digital quanto no comercial. Também produzimos a criação de propostas comerciais. O plano de marketing digital teve como foco reformular a perceção do público em relação ao produto.

plano de marketing digital

Social Media

As redes sociais estreitaram os laços entre a marca e a sua audiência, promovendo relacionamento e visibilidade. O nosso foco foi produzir posts que cultivam a criatividade, a comunicação divertida e alegre com os utilizadores nas redes sociais. Memes, piadas, atualidades, signos do zodíaco e outras brincadeiras foram criadas para criar mais relação nas redes sociais, aproximando a marca “Cuscuz Bacana” do seu público.

A página do Facebook, no período de um ano, alcançou mais de 24 mil likes enquanto o Instagram 5,5 mil seguidores. Os posts comunicam o universo que percorre a marca, como por exemplo com um novo sabor, utilizando um tom mais jovial e criativo.

Planeamento de media online

Definimos um planeamento de media online para otimizar a presença digital da Cuscuz Bacana. Elaboramos um novo site e intensificamos a presença da marca nas redes sociais, por meio de peças divertidas e bem humoradas. Alinhamos a proposta principal da empresa (tornar-se um produto com um registo mais comercial) com uma identidade visual original.

A linguagem da marca envolve humor e juventude. Desta forma, no meio online, a marca procura ter uma ligação emocional forte com o utilizador. Foram utilizados posts criativos, com apelo jovem e descontraído.

social media cuscuz bacana
site cuscuz bacana

Criação de Site/Landing pages

Para a criação do site para o Cuscuz Bacana, tivemos o cuidado de criar uma atmosfera leve e descontraída, no alinhamento da identidade visual da marca.

Procuramos criatividade para comunicar os seus produtos, além de explorarmos o seu aspeto visual, com o objetivo de incentivar o consumidor a ter o desejo de experimentar o cuscuz. As suas páginas são divididas da seguinte forma:

  • Sabores; onde o foco é mostrar quais são todos os sabores que a marca oferece, além de informar do que é que aquele sabor é constituído
  • Valores nutricionais
  • Apresentação da marca através da sua missão, visão e valores
  • Onde comprar
  • Todos os pontos de venda, assim como a morada da fábrica e o da loja física
  • Um blog, com o objetivo de produzir conteúdo de valor  para consumidores e potenciais clientes
  • Parcerias: exibe uma breve explicação do porquê ser um parceiro cuscuz
  • Ficha de registo com todas as informações importantes para que a cuscuz possa entender as intenções reais em trabalhar com a empresa
  • Encomendas & eventos: exibe uma ficha de registo para efetuar encomendas de médio e grande porte, eventos e entre outras ocasiões.
inbound marketing

Inbound Marketing

Além das redes sociais, o Cuscuz Bacana está a entrar num processo de inbound marketing, onde a marca irá produzir materiais ricos em conteúdos, como os benefícios da tapioca, as variações do cuscuz que se adequa a diabéticos, intolerantes e outros, para que os consumidores possam ter maior conhecimento destes temas e consequentemente estejam ligados ao universo do Cuscuz Bacana.

Assim, o Cuscuz Bacana também criou um blog onde se  abordam assuntos sobre alimentação, pois é algo que cria valor no seu universo de clientes. Os primeiros artigos são 10 mitos e verdades sobre a tapioca e 15 motivos para incluir a tapioca no seu dia-a-dia. Para manter os clientes ligados, realizámos um trabalho de e-mail marketing. Embora as redes sociais tenham dominado o meio digital, o e-mail continua a ser um dos mais eficientes canais de comunicação.

identidade visual cuscuz bacana

Serviços Offline

Identidade visual

Para a construção da tipografia, foi pensada uma letra sem serifa, bem simples e clean, sendo escolhia a fonte Effra. Além disso, esta fonte consegue comportar-se muito bem, tanto no meio digital quanto no meio offline, como na utilização de material gráfico.

A escolha da palete de cores foi baseada em primeiro lugar na associação com o produto principal do cuscuz, o coco. Além de trazer vivacidade, frescor e ligação com ingredientes naturais, contribui para uma tonalidade mais cítrica, transmitindo uma atmosfera mais jovem.

Criação da marca

O produto cuscuz bacana é um cuscuz doce feito com leite de coco e tapioca, criado originalmente na Bahia e muito popular no Rio de Janeiro. A fusão de dois estados diferentes permitia criar um produto de grande potencial de venda.

A partir desse contexto, criou-se a figura da baiana e, ao mesmo tempo, com um toque carioca. A ideia é que esse símbolo ganhasse na barra da sua saia as ondas do calçadão da praia de Copacabana, permitindo assim a criação do conceito: cuscuz baiano com alma carioca.

papelaria cuscuz bacana

Material gráfico

Para a realização de produtos que promovessem a comunicação da marca Cuscuz Bacana, utilizamos papel timbrado, envelope e cartões de visita. Criamos peças harmónicas e funcionais, que traduziam os valores da marca, bem como transmitiam personalidade e originalidade.

Embalagens: packing

O desenvolvimento da embalagem guiou-se pelos seguintes critérios: teria de suportar o transporte e o empilhamento, bem como suportar a refrigeração. Existiu também a necessidade de comportar-se como um produto gourmet, deixando o produto à vista, com  uma embalagem transparente. Além disso, houve um estudo para desenvolver a linha visual de embalagens diferentes, caracterizando cada sabor oferecido pela Cuscuz.

Oferta de Brindes – Gifting

Realizamos também uma estratégia de gifting: enviámos para influenciadores digitais uma embalagem térmica customizada, com uma carta e um frasco de cada um dos sabores oferecidos pela empresa. Fizemos uma arte para a embalagem e uma arte carta para influenciadores, apresentando a marca de forma personalizada.

O gifting é uma excelente forma de promover os produtos e serviços: o objetivo é promover a perceção e despertar o desejo de compra. E nada mais irresistível do ganhar uma amostra grátis de um produto delicioso, natural e de imagem nova!

A sua empresa também pode ser mais um caso de planeamento de sucesso!

A necessitar de dar um up na comunicação da sua marca, do online ao offline? Nós podemos ajudar nessa missão: fale agora com um especialista!

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