Caso Aladdin
Marketing

Caso Aladdin

Do social media ao material gráfico

O caso Aladdin faz parte dos nossos casos de marketing de sucesso. A marca conta com uma tradição secular no mercado, oferecendo produtos térmicos inovadores, os quais obedecem aos mais rígidos padrões de qualidade.

A Aladdin foi fundada em 1908 pelo empresário norte-americano Victor Samuel Johnson. No início, a empresa fabricava lâmpadas a óleo. No entanto, em 1917 a marca iniciou um novo caminho, com um processo de criação de produtos para armazenar e transportar alimentos. Da mesma forma, foram projetados produtos para armazenar bebidas. O público-alvo: mulheres e as suas famílias.

Presente no Brasil desde 1938, a Aladdin é sinônimo de tecnologia e sustentabilidade. A empresa possui uma política virada para a responsabilidade ambiental, e todas as fábricas seguem as boas práticas de produção. A Pacific Market International (PMI), fundada em 1983, detém a marca Aladdin e Stanley, entre outras. A PMI atua na América do Sul desde 2014 e conta com diversas certificações ambientais, adquiridas no sentido de respeitar as boas práticas nas suas fábricas.

A pedido da Aladdin, foi realizado um trabalho de comunicação completo, das redes sociais até materiais gráficos impressos. Conheça algumas de nossas soluções!

Caso Aladdin

Do online ao offline

A principal montra da Aladdin são as redes sociais. No Brasil, durante muitas décadas a marca ficou conhecida por quem compra em lojas de distribuição ou nos principais mercados. Porém, com a Internet, a Aladdin passou a marcar presença digital. As redes sociais ajudaram a alavancar a visibilidade da marca, bem como a interação com o público.

A interação é fundamental: por meio de um diálogo direto com os clientes, é possível mapear problemas, verificar falhas, receber feedbacks positivos e outras sugestões valiosas. Estes dados ajudam a delinear uma estratégia de comunicação assertiva, de acordo com os princípios e valores da empresa.

Redes sociais

A página do Facebook da Aladdin possui uma comunidade com mais de 500 mil[1] pessoas que seguem a página. O conteúdo oferecido na fanpage foge da lógica da maioria das lojas que comercializam produtos/serviços. Na sua maioria, procuram promover vendas e não dialogam com os seus utilizadores. Logo, não conseguem entender a sua procura. É neste momento que as redes sociais entram em cena.

No caso da Aladdin, o utilizador tem a possibilidade de se relacionar com o perfil dos posts, os quais denotam uma identidade visual e linguagem própria, que aproximam as pessoas para o universo da marca e dos seus produtos. A página procura falar com o público principalmente apaixonado por bebidas (seja café ou chá), promovendo um diálogo de identificação com esse target.

Produzimos ainda um trabalho com imagens que remetiam a momentos de lazer e relaxamento, bem como momentos do dia-a-dia. Posts descontraídos e com linguagem mais jovem deram um tom mais leve à marca, aproximando-a ainda mais da sua audiência.  Também desenvolvemos campanhas para o Instagram, Pinterest, YouTube, Facebook Ads e Google Adwords, além de distribuição de press kits para influenciadores.

[1] Dados do mês de janeiro de 2018.

Site e Loja

O site de uma marca é a porta de entrada de seus clientes. É através dele que seus clientes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre os seus produtos ou serviços e até mesmo adquiri-los. Para isso, são necessários alguns cuidados como: layout, facilidade de navegação e adaptação para uma versão mobile são necessários para o sucesso.

Desta forma, a VX foi responsável pelo redesign e desenvolvimento do novo site. Introduzimos um registo mais moderno e funcional juntando a loja e o site no mesmo endereço. Além disso, para ajudar na entrega de resultados das buscas do Google, aplicamos a técnica de SEO que nos auxilia a criar mais conversões de maneira orgânica.

Aladdin Hidrata

App Hidrata Aladdin

Outra estratégia que utilizamos para este caso de marketing foi a criação de uma aplicação, o Aladdin Hidrata. App’s são excelentes meios para conseguir estar presente no dia-a-dia do consumidor, criando uma relação de confiança. Aplicações e jogos têm sido umas das táticas mais utilizadas pelas empresas: a popularidade destes meios tornou-se uma das mais fortes aliadas do marketing atual.

A aplicação Aladdin Hidrata foi criada com o intuito de ajudar o consumidor a criar o hábito regular de ingerir água. A ideia foi mostrar a forma como os produtos da marca podem auxiliar na hidratação, essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. O objetivo é promover o bem estar e encorajar o consumidor a levar uma vida mais saudável e equilibrada.

A aplicação calcula, a partir de dados como peso, género e nível de atividade física, a quantidade ideal de água para consumo ao longo de um dia. A partir daí, a pessoa escolhe um modelo do produto que a vai acompanhar e a aplicação indica quantas vezes é preciso enchê-lo. Além do acompanhamento quotidiano, a aplicação – disponível para Android e IOS –  lança desafios semanais, quinzenais ou mensais, para estimular ainda mais o hábito saudável.

Case Diagramação e editoração

Paginação e Revisão

Além de medias online, também desenvolvemos a paginação e revisão de material impresso da Aladdin. Realizamos o desenvolvimento de layouts que serão utilizados em stand de feiras, corridas e eventos.

Da mesma forma, definimos como seriam a operação do stand e a contratação de promotores. Desenvolvemos a identidade visual da marca para elaboração de catálogos, cartões de visita e crachás de representantes Aladdin. Alinhamos elementos gráficos com informações de forma harmónica, comunicando uma imagem moderna e inovadora.

O nosso trabalho baseou-se numa diagramação clean, capaz de transmitir os valores e princípios da Aladdin. Ao mesmo tempo, esta comunicação promoveu uma imagem mais moderna e jovem da marca, atingindo um público interessado em conteúdo. Assim, foi criado valor com peças que comunicavam mensagens, e o teor positivo delas conseguiram criar excelentes resultados!

Nossas soluções são inovadoras, criativas e sob medida para o seu negócio.

O caso Aladdin foi uma das nossas missões, cumprida pela nossa equipa de experts. Estamos presentes no mundo da publicidade, comunicação e marketing desde 2002. As nossas soluções são inovadoras, criativas e feitas à medida do seu negócio. Fale agora com um especialista!

Fale com um especialista
Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?